CONFERÊNCIA AICCOPN | PRINCIPAIS DESTAQUES
PRINCIPAIS DESTAQUES DA CONFERÊNCIA AICCOPN
PORTUGAL 2030: FUTURO ESTRATÉGICO PARA O SETOR DA CONSTRUÇÃO
O auditório do Centro de Congressos do LNEC (Lisboa) foi palco, nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, da Conferência “Portugal 2030: Futuro Estratégico para o Setor da Construção”, organizada pela AICCOPN, que contou com as intervenções do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz e do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel de Castro Almeida, bem como de um conjunto de reputados Oradores, que trouxeram para o debate os desafios e oportunidades que vão marcar os próximos anos no Setor da Construção e do Imobiliário.
O Presidente da CPCI e da AICCOPN, Manuel Reis Campos, e o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, abriram a sessão e deram início aos trabalhos.
Manuel Reis Campos destacou os seis vetores de atuação prioritários para o Setor: a Inovação, a Qualificação e Transferência de Conhecimento, a Atração, a Retenção e Desenvolvimento de Talento, a Internacionalização, a Concertação Estratégica, a Cooperação Institucional e o Financiamento.
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação salientou a necessidade de estabelecer pactos com os agentes do Setor, não apenas na área das Migrações, como também no âmbito da habitação, das infraestruturas, como o aeroporto, alta velocidade, portos e da mobilidade urbana. Referiu, ainda, que o Governo vai insistir na redução do IVA para a taxa mínima de 6% nas obras de reabilitação e construção de habitação.
O período da manhã foi iniciado com a apresentação da visão geral do Estudo realizado pela EY, para a AICCOPN, “Estratégia Transformadora para o Setor da Construção em Portugal no horizonte 2030”, e prosseguiu com vários temas analisados pelos diversos Oradores, incidindo sobre os Desafios e as Oportunidades, a Capacitação das empresas nas dimensões organizativas e operacionais, e terminando com um debate.
No período da tarde, estiveram em foco as perspetivas e a conclusão do Estudo, bem como a temática dos fundos europeus e outros instrumentos financeiros, com destaque para a sua programação e execução, e para os desafios da fileira da Construção, tema que foi objeto da análise por distintos oradores, e da intervenção do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel de Castro Almeida, que apresentou a visão do Governo.
A conferência foi encerrada com a mensagem de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que, agradecendo a promoção deste debate essencial para o Setor da construção e para o desenvolvimento do País, num momento de grande relevância global, destacou a importância da cooperação e do diálogo do Setor com o Governo, por forma a encontrar as melhores soluções para os desafios que enfrenta e o caminho certo para um futuro sólido e competitivo.
APRESENTAÇÕES
Descarregar AQUI :
Luís Rosado | Partner EY
VISÃO GERAL DO ESTUDO “ESTRATÉGIA TRANSFORMADORA PARA O SETOR DA CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL NO HORIZONTE 2030”
Hermano Rodrigues | Principal EY-Parthenon
PERSPETIVAS E CONCLUSÃO DO ESTUDO “ESTRATÉGIA TRANSFORMADORA PARA O SETOR DA CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL NO HORIZONTE 2030”
Fernando Alfaiate | Presidente da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”
Intervenção no PAINEL III
OS FUNDOS EUROPEUS E OUTROS INSTRUMENTOS FINANCEIROS: PROGRAMAÇÃO E EXECUÇÃO – DESAFIOS DA FILEIRA DA CONSTRUÇÃO
ÁLBUM DIGITAL
Partilhamos os registos de imagem da nossa Conferência, para que possa ver ou rever os melhores momentos do nosso evento – aceder aqui