ÍNDICES DE PRODUÇÃO, EMPREGO E REMUNERAÇÕES NA CONSTRUÇÃO – INE
De acordo com a informação divulgada pelo INE, no mês de janeiro de 2022 o Índice de Produção na Construção cresceu 3,3% em termos homólogos, mais 0,6 pontos percentuais que o apurado no mês anterior.
No segmento de Construção de Edifícios, o índice de produção respetivo apresentou um crescimento de 2,3% em termos homólogos (+2,1% em dezembro) e no segmento de Engenharia Civil o índice de produção aumentou 4,7% em termos homólogos (3,4% em dezembro).
No que diz respeito à variação face ao mês anterior (variação em cadeia), verifica-se um ligeiro aumento de +0,1% do índice global, com os índices de produção dos segmentos de Construção de Edifícios e de Engenharia Civil com variações de -0,5% e +1%, respetivamente.
Os índices relativos ao emprego e às remunerações na construção apresentaram aumentos homólogos, respetivamente, de 2,1% e 6,5%, em janeiro (variações de 1,7% e 6,1% no mês anterior). Face a dezembro, o índice de emprego cresceu 0,5% e o índice de remunerações diminuiu 19,6%, em resultado de efeitos sazonais, designadamente associados aos habituais pagamentos do subsídio de natal.
Nota: Os Índices de Produção, Emprego e Remunerações na Construção, apurados pelo INE, tem como objetivo mostrar a evolução no curto prazo do volume da produção, emprego e dos salários, através de um inquérito mensal, junto de uma amostra de empresas do Setor.