Início > Área Empresas Qualificadas R.U.-I.S. > Legislação, Estudos e Publicações > Estudos e Publicações
Nesta secção pode aceder à informação relevante aplicável à reabilitação urbana, tendo presente, em particular os domínios da competitividade, da sustentabilidade e da inovação. bem como estudos e publicações neste âmbito.
Na área de Estudos e Projetos encontram-se disponíveis para consulta um conjunto de documentos, atuais, elaborados no âmbito do projeto R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentada, nos quais se destacam os Manuais de Inovação e Sustentabilidade e o Guia de Referência e Boas Práticas.
O Manual de Inovação e Sustentabilidade: Os Desafios e as Soluções na Reabilitação Urbana 4.0 – Materiais, Tecnologias, Recursos Humanos e Segurança visa refletir sobre as transformações e os novos desafios que a chegada da 4º revolução industrial coloca à fileira da construção, tendo especialmente em análise o desenvolvimento e aplicação de diversas ferramentas de âmbito predominantemente tecnológico na Reabilitação Urbana 4.0.
A inovação e a tecnologia ganham espaço na fileira da construção e da reabilitação, como o caminho natural para aumentar a sua competitividade e produtividade, e este projeto procura evidenciar as aplicações e os benefícios que a Reabilitação Urbana 4.0 pode trazer às empresas de construção e reabilitação e à economia do nosso País.
Este Manual pretende apoiar a identificação, estruturação e desenvolvimento de uma resposta atenta às necessidades atuais e futuras da sociedade, com as estratégias de intervenção face aos desafios e às soluções da Reabilitação Urbana 4.0.
Principais Conteúdos Temáticos
A Revolução industrial 4.0 e o seu Impacto nas Atividades da Construção e Reabilitação
Breve descrição histórica do impacto civilizacional das revoluções industriais, perspetivando essencialmente as transformações provocadas pela 4ª Revolução Industrial e pelo desenvolvimento da construção e da Reabilitação 4.0.
Conforto e Sustentabilidade na Reabilitação 4.0
Abordagem com enfoque nas questões do conforto e da sustentabilidade na Reabilitação 4.0, salientando-se a relevância da Economia Circular, da Eficiência Energética e do Conforto Interior dos Edifícios enquanto vetores essenciais na execução de obras.
Materiais de Construção Avançados
Desenvolve a temática dos Materiais de Construção Avançados, caracterizando os materiais tradicionais e não tradicionais aplicados na reabilitação, identificando novos materiais e destacando os problemas que a sua utilização coloca, bem como soluções e propostas de melhoria possíveis para os materiais empregues nos processos de reabilitação.
Tecnologias na Reabilitação Urbana 4.0
São caracterizados os principais processos relacionados com a pré-fabricação e a construção modular, a impressão 3D e a manufatura aditiva, a construção autónoma, o Building Information Model (BIM), entre outos, recorrendo-se a exemplos de fácil compreensão, dando a conhecer as numerosas aplicações e as significativas vantagens da utilização destas ferramentas tecnológicas no Setor.
Recursos Humanos na Reabilitação Urbana 4.0
Analisam-se os principais problemas relacionados com a carência e falta de preparação dos recursos humanos e identificam-se possíveis soluções, realçando a importância de atrair e reter profissionais no setor, de disponibilizar cursos de formação específicos e de certificar as qualificações, dada a necessidade de adaptar os recursos humanos à Reabilitação 4.0.
Segurança e Saúde na Reabilitação Urbana 4.0
Os novos materiais, tecnologias e processos construtivos envolvem riscos não convencionais e implicam abordagens diferentes das tradicionais pelo que são avaliados os trabalhos associados com riscos especiais na Reabilitação 4.0 e indicados princípios gerais de prevenção ao nível dos equipamentos de proteção, bem como as medidas preventivas de segurança e saúde.
Poderá, em alternativa, fazer download do Manual de Inovação e Sustentabilidade: Os Desafios e as Soluções na Reabilitação Urbana 4.0 – Materiais, Tecnologias, Recursos Humanos e Segurança na sua versão integral.
Este Guia pretende apoiar as PME para a identificação, estruturação e desenvolvimento de em” clube” de fornecedores centrados na cadeia de valor da Reabilitação e, em particular:
- Apresentar elementos orientadores necessários para promover a cooperação empresarial, designadamente articular as Grande Empresas e as PME, visando posicionar as PME de construção em cadeias de valor nacionais e internacionais.
- Elencar as áreas relevantes, para promover a adaptação tecnológica dos processos e produtos que proporcionem know-how especializado, recursos e conhecimento crítico, maior flexibilidade e produtividade.
Este documento permite enquadrar o Setor com o conceito de “Clube de Fornecedores”, constituindo assim um referencial para alinhamento de futuras iniciativas com ações ou avisos de candidaturas que solicitem este enquadramento, o qual é um requisito cada vez mais presente nos sistemas de incentivos.